testeira-projeto-eletrico-03

Projeto Hidráulico

A obra finalmente está pronta! Chegou o tão esperado momento de colocar os móveis, fazer a decoração, colocar prateleiras, espelhos, quadros etc. É nesta hora que, se não houver um projeto hidráulico em mãos, acaba-se tendo surpresas. No mínimo, a "surpresa" provocada pelo desconhecimento da passagem de um cano, no momento de colocar uma prateleira ou um quadro, por exemplo, pode provocar a quebra de paredes e perda de material de acabamento.

Pequenos detalhes, como a torneira do chuveiro colocada em local inadequado, ou problemas mais graves, como a água voltando pelo ralo, falta de pressão no chuveiro, má colocação de aquecedores e as temidas e horríveis manchas nas paredes onde há vazamentos, são suficientes para trazer bastante gasto e dor de cabeça ao proprietário.

Vale mencionar que as instalações hidráulicas não referem-se apenas às redes de abastecimento e coleta de esgoto, mas também às tubulações de gás e à rede de águas pluviais.

O projeto hidráulico define a melhor localização para a colocação de lavatórios, torneiras, chuveiros e vasos sanitários e estabelece qual deverá ser a disposição do encanamento.

Um bom projeto hidráulico, por exemplo, considera a pressão da água na rua. Alguns profissionais acreditam que a pressão na rede de distribuição e nos pontos de utilização de água depende do tamanho do reservatório. Ledo engano!! A pressão depende exclusivamente da altura (pressão estática) e do percurso que a água fará (pressão dinâmica). Portanto, quanto mais alto for o reservatório, maior será a pressão na rede e nos pontos de utilização de água.

Uma baixa pressão provoca uma cascata de efeitos: a caixa-d'água leva mais tempo para encher, o chuveiro se transforma num conta-gotas, e os aparelhos eletrodomésticos, como as máquinas de lavar louças e roupas, demoram muito mais para concluir suas funções.

Por outro lado, uma pressão alta demais, exigirá a utilização de tubos mais largos e resistentes, demandando atenção redobrada quanto a emendas e conexões. Situações como estas só encontram boas soluções quando detectadas previamente a construção, através do projeto hidráulico. Caso contrario, será permanentemente feito soluções paliativas.

Portanto, a elaboração do Projeto Hidráulico é de fundamental importância no momento de construir e reformar.

Calculare Engenharia